Nesta terça-feira (13), no programa institucional de rádio da gestão, a Prefeita Joyce Renally confirmou o fim do lixão no Município, informando que já havia iniciado o transporte dos resíduos sólidos para o aterro sanitário de Guarabira, tendo uma previsão de envio de 4,8 toneladas de lixo ao mês.O projeto do aterro sanitário foi idealizado pelo então Prefeito Zenóbio Toscano em fevereiro de 2013 e, na ocasião, firmado com mais 24 municípios, mediante a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consires), do qual Duas Estradas faz parte. O aterro sanitário acomoda os resíduos sólidos compactados, sem causar danos ao meio ambiente ou à saúde pública."Desde o final de 2020 que estávamos nos trâmites finais para iniciar o envio dos resíduos para o aterro e, finalmente, a partir desse mês de abril, começamos", relatou a gestora. Durante o Programa Avanços e Conquistas, a Prefeita Joyce também disse que fará em parceria com a Prefeitura de Sertãozinho, a recuperação da área degradada do lixão existente no Município.Também falou sobre o novo projeto para os catadores. "Vamos implantar no Município o Projeto Adote um Catador, com o objetivo de melhorar a renda desses profissionais e o meio ambiente onde vivemos, já encomendamos fardamento para todos eles. A gestora lembrou da importância do apoio da população nesse processo de mudança com relação a separação dos resíduos, o lixo molhado (restos de comida, por exemplo) do lixo seco (sacolas plásticas, vidros, metais) porque isso facilita bastante para o catador, disse.E finalizou dizendo que o fim do lixão é um marco histórico, algo extremamente importante para Duas Estradas.
Nesta terça-feira (13), no programa institucional de rádio da gestão, a Prefeita Joyce Renally confirmou o fim do lixão no Município, informando que já havia iniciado o transporte dos resíduos sólidos para o aterro sanitário de Guarabira, tendo uma previsão de envio de 4,8 toneladas de lixo ao mês.
O projeto do aterro sanitário foi idealizado pelo então Prefeito Zenóbio Toscano em fevereiro de 2013 e, na ocasião, firmado com mais 24 municípios, mediante a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consires), do qual Duas Estradas faz parte. O aterro sanitário acomoda os resíduos sólidos compactados, sem causar danos ao meio ambiente ou à saúde pública.
"Desde o final de 2020 que estávamos nos trâmites finais para iniciar o envio dos resíduos para o aterro e, finalmente, a partir desse mês de abril, começamos", relatou a gestora. Durante o Programa Avanços e Conquistas, a Prefeita Joyce também disse que fará em parceria com a Prefeitura de Sertãozinho, a recuperação da área degradada do lixão existente no Município.
Também falou sobre o novo projeto para os catadores. "Vamos implantar no Município o Projeto Adote um Catador, com o objetivo de melhorar a renda desses profissionais e o meio ambiente onde vivemos, já encomendamos fardamento para todos eles. A gestora lembrou da importância do apoio da população nesse processo de mudança com relação a separação dos resíduos, o lixo molhado (restos de comida, por exemplo) do lixo seco (sacolas plásticas, vidros, metais) porque isso facilita bastante para o catador, disse.
E finalizou dizendo que o fim do lixão é um marco histórico, algo extremamente importante para Duas Estradas.